Boas práticas pedagógicas: prémio atribuído a docentes da Gerontologia

A Gerontologia volta a estar em destaque. O IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) atribuiu, pela primeira vez, o prémio de Boas Práticas Pedagógicas, a duas docentes da área da gerontologia, Raquel Gonçalves e Filipa Luz.

O prémio destaca a adoção da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto, aplicada na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do 2.º ano da licenciatura. Através desta prática, procura-se contribuir, não apenas para a aquisição de conhecimentos e competências técnicas no domínio do envelhecimento, mas também para o desenvolvimento de soft-skills, como a resolução de problemas e trabalho de equipa, tão necessárias na intervenção gerontológica. 

Foi ainda atribuída menção honrosa à docente Carla Faria, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Problemáticas Neurocognitivas do Comportamento, da licenciatura em Educação Social Gerontológica, com o título de “The Dementia is a Tramp?: Aprender sobre demência com Tony Bennett & Lady Gaga”.

A Associação Nacional de Gerontólogos congratula as docentes e a ESE, pela aposta certa na Gerontologia e pela inovação na formação de Gerontólogos em Portugal. 

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Fotografia: grupo de estudantes da Licenciatura em Educação Social Gerontológica na implementação de um dos projetos da Unidade Curricular.

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