Fala!... Planear a Reforma!
No passado dia 2 de junho, teve lugar mais uma edição "Fala! Pela Associação Nacional de Gerontólogos", em parceria com o Município de Ílhavo. O Laboratório do Envelhecimento foi o palco para uma roda de conversas em torno do tema "Como planear a reforma", com a dinamização da gerontóloga Carolina Antunes.
A reforma é um acontecimento de vida importante na vida de quem trabalha, comportando alterações nos hábitos e na situação psicossocial de cada um. Se, por um lado, a reforma pode representar uma altura de vida para investir na saúde e na participação, por outro lado, reconhece-se que há inúmeros fatores que podem influenciar a vivência deste período. Por isso, importa olhar para a reforma como um processo e como uma transição, no sentido de minimizar os constrangimentos que dela possam advir.
A reforma pode - e deve ser - uma fase de vida para a continuidade (ou surgimento) de um projeto e plano pessoal a desenvolver. Mas como podem os profissionais - onde se incluem os gerontólogos - ajudar os adultos mais velhos neste processo?
- Conhecer os indivíduos e família
- Identificar significado que atribuem ao contexto laboral
- Sugerir gradualmente afastamento do contexto de trabalho (reforma a tempo parcial)
- Apoiar a descoberta de novos interesses e objetivos de vida
- Incentivar o desenvolvimento de uma maior interação com a rede social
- Realizar um plano económico
- Refletir e avaliar sobre fatores determinantes, como a relação conjugal, a motivação para a decisão de se reformar e as expectativas acerca do futuro.
Planear a reforma é a chave para evitar "adormecer ativo e acordar reformado"!
Partilhe :
Relacionados